quarta-feira, 30 de junho de 2010

O papel da Educação Musical na melhoria do ambiente sonoro


Os nossos sentidos são portas de entrada das sensações que provocam atitudes diante das situações que estamos expostos no dia a dia e em todo lugar. Embora a visão tenha lugar privilegiado no mundo atual, os sentidos da audição e do tato se sobrepõem quando o foco de atenção se dirige para o corpo diante do espaço sonoro.
É através das vibrações e da escuta que somos capazes de apreender os sons do meio ambiente em que vivemos, provocando respostas e mudanças em nosso corpo e em nosso pensamento.
Nos ambientes urbanos atualmente percebemos em nosso entorno uma grande massa densa de som a invadir nosso ser, fazendo com que muitas vezes nos tornemos insensíveis pelo excesso. O efeito low-fi a que estamos expostos acaba por anestesiar nossa sensibilidade, fazendo com que deixemos de perceber detalhes sonoros saudáveis ao nosso organismo.
Por outro lado, se pudéssemos permanecer em ambientes menos ruidosos, com uma massa sonora hi-fi, ou seja, menos densa, mais rarefeita, como nos espaços rurais ou de pequenas cidades, teríamos a possibilidade de desenvolvermos uma percepção mais aguçada, menos poluída, portanto mais saudável.
Os sons a nossa volta são em grande parte responsáveis pelo humor, pela destreza nas atitudes que exigem de nossos corpos respostas imediatas ou não, mas que dependem dessa percepção do ambiente no qual estamos inseridos.
Diante dessas considerações podemos chegar a algumas conclusões a respeito da qualidade de vida a partir dos estímulos sonoros. Entre outras, podemos perceber que o ser humano necessita do silêncio, elemento fundamental na compreensão dos sons, permeando-os, tornando-os mais leves, mais compreensíveis, arejando nossa mente, permitindo-nos melhor assimilação de toda manifestação sonora por meio dos sentidos. Nossa percepção pode ser melhor desenvolvida quando temos a possibilidade de saborearmos os sons, numa escuta de qualidade a partir de ambientes sonoros ricos em diversidade, harmônicos, promotores de uma percepção envolvendo o tato e a escuta, que trarão respostas lúcidas e criativas para o indivíduo.
Através de uma educação musical que contemple uma paisagem sonora hi-fi, com sonoridades estimulantes dos sentidos, sem o stress do excesso sonoro, pode-se chegar a um nível bem melhor de escuta e aproveitamento dos elementos sonoros – som e silêncio.
A música está presente e com grande peso na realidade de crianças, adolescentes e jovens, nas escolas, nas casas, no meio ambiente em geral, e eis que o papel da educação encontra-se em sugerir a filtragem de tudo o que ouvem para uma qualidade de vida superior a que tem sido observada. O educador pode e deve provocar nos estudantes o questionamento sobre o ambiente sonoro em que vivem, proporcionando a princípio algumas situações que os façam perceber a importância do silêncio, da harmonia dos sons, das sensações físicas que cada situação permite sentir. Experiências como sair para um ambiente natural, para uma área rural, onde eles possam vivenciar os elementos acima citados nos sons presentes desse lugar, aliados a propostas de reflexão sobre esse ambiente e os ambientes sonoros que os envolvem nas cidades recheadas com carros de som extremamente intenso, boates, shows e todo tipo de manifestação sonora típica do ambiente urbano. É interessante fazer com eles um paralelo entre essas duas realidades, fazendo-os analisar criticamente sobre elas a fim de obter deles as repostas sobre a qualidade de vida que almejam a partir do ambiente sonoro que cultivam.
O estímulo a escuta de músicas ricas em conteúdo melódico, harmônico, rítmico e literário, e que também correspondam ao que os alunos gostam de ouvir, é trabalho que deve ser realizado com criatividade e bom gosto. É um desafio para o educador e ao mesmo tempo uma grande contribuição, a médio e longo prazo, na transformação da paisagem sonora que a humanidade necessita para uma vida saudável, equilibrada e feliz.
Referência:
Tópicos em Educação, Cultura e Sociedade (unidade 4) - curso de Educação Musical - UFSCar.

4 comentários:

  1. Rita, muito interessante suas colocações a respeito da influência do ambiente sonoro na saúde mental e física das pessoas!
    A conscientização dos jovens de fato é o melhor caminho para construirmos uma paisagem sonora que contribua para o bem estar de todos!
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Giovanna, pelo comentário. Com toda certeza podemos participar ativamente na educação de hoje através da música.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto. Sanou todas as minhas dúvidas. abraços!

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=h7zwX7yT9Hk

    ResponderExcluir