quarta-feira, 23 de junho de 2010

A flauta doce na educação

No último sábado, nós do curso de Educação Musical - UAB-UFSCar - tivemos a presença da educadora musical Ilza Joly que nos contemplou com grandes considerações a respeito da flauta doce e sua família (soprano, contralto, tenor e baixo) na educação. Visto por muitos como um "brinquedo", a flauta doce é um instrumento com grandes possibilidades para a educação musical desde que bem direcionado, observando-se a qualidade do instrumento e a forma de execução conforme literatura e indicações de especialistas no assunto.
Apresentando vasto e específico repertório, a flauta doce é uma bela e interessante proposta para quem deseja realizar atividades musicais não só com crianças e iniciantes, mas também possibilitando o aprimoramento técnico e a prática em grupo.
Para apreciação,selecionei os vídeos abaixo. Espero que gostem!



2 comentários:

  1. Como é grande o leque de possibilidades que a flauta doce pode nos oferecer como recurso para a educação musical. Os dois vídeos nos mostram universos totalmente distintos e de uma musicalidade extremamente rica. E assim vamos desmistificando as referências que usualmente temos da flauta doce, que a rotulam como instrumento de brinquedo, de som "ardido", etc.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Luciano!Obrigada pelas palavras, é muito importante saber que não estamos sozinhos quando é necessário realizar mudanças.
    Abraços.

    ResponderExcluir